quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Incêndio em armazém provoca vazamento de caramelo no interior de São Paulo

Depois do incêndio de grandes proporções, que em 18/10 atingiu 5 armazéns de açúcar no porto de Santos (SP), um incêndio em um armazém de açúcar na cidade de Santa Adélia em 25/10, cidade ao noroeste de São Paulo, provocou derrame de açúcar derretido. O melaço escorreu pelos muros do armazém, chegando a atingir algumas ruas e bueiros da cidade, chegando a ameaçar as residências do entorno.

Rua coberta por melaço em Santa Adélia (SP)
Foto: Marcos Lavezo

Devido à alta temperatura, o açúcar derretido ameaça a estrutura dos muros do galpão que ainda contém o material e há riscos de explosões. Uma parte do melaço atingiu o rio São Domingos, que corta Santa Adélia e mais quatro municípios. Segundo a Cetesb, os danos ambientais serão avaliados em até quinze dias, mas 70 horas após o início do incêndio o oxigênio da água estava a 0% e já se avistavam peixes mortos no rio. 
Embora o material não seja tóxico, pela grande quantidade derramada e pela alta carga orgânica ele causa a mortalidade de peixes por diminuir o percentual de oxigênio dissolvido na água. Estima-se que entre 200 a 300 toneladas de açúcar derretido foram escoadas para o rio São Domingos, que nasce em Santa Adélia e corta os municípios de Pindorama, Catanduva, Catiguá e Uchoa, desaguando no rio Turvo.

Peixes mortos às margens do rio São Domingos em Pindorama (SP)
Foto: José Maria de Arruda

Foto da Semana

Gavial fêmea
 (Gavialis gangeticus)
Foto: Udayan Rao Pawar


Registrada por um adolescente indiano, a foto mostra uma fêmea de gavial, carregando vários de seus filhotes no rio Chambal, Índia.