sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Em vez de túmulos, plante árvores!


Urna biodegradável, invenção de artista espanhol, que patenteou uma urna semelhante para bichinhos de estimação, promete ser uma solução a quem deseja contribuir com meio ambiente.
O uso é bastante simples: as cinzas são colocadas nessa urna contendo uma semente que a pessoa pode escolher em vida, um substrato de casca de coco, turfa compactada e celulose, materiais que são reaproveitados pelas plantas.



Imagina no futuro: cemitérios só de árvores???


Leia a matéria completa: http://hypescience.com/a-urna-que-transforma-suas-cinzas-em-uma-arvore/

"É... estão voltando as flores"

Voltando ao assunto da primavera, foi o surgimento de uma estrutura vegetal - a flor -  que possibilitou uma maior independência das plantas ao ambiente úmido. Até as criptógamas (grupo que inclui os musgos e as samambaias), as plantas não apresentavam flores e dependiam da água para dispersar seus esporos e se reproduzir.

Pteridophyta
Sabambaia-açu ou samambaia gigante (Dicksonia sellowiana Hook.)
Foto: Henrique M. Büneker
Com o surgimento da flor, as chamadas fanerógamas (grupo que inclui os pinheiros e as demais plantas com flores) puderam variar suas estratégias de dispersão do pólen, surgindo a entomofilia, que é a dispersão por insetos, a anemofilia (dispersão pelo vento) e se manteve a hidrofilia (dispersão pela água). O homem também pode ser um agente de dispersor de pólen, quando colhe as flores.
Angiosperma
Girassol (Gênero: Helianthus L.)

Foto: www.imagensdeflores.net.br

E começou a primavera!

Nesta semana, quando oficialmente começou a primavera, coloco no ar meu Blog.
Espero que seja de utilidade, pois decidi fazê-lo definitivo. Inicialmente era um projeto de faculdade, mas como sempre fico zapeando pela net e buscando vídeos, artigos e demais curiosidades, decidi fazer deste blog um mural dos assuntos relacionados à Biologia e Ecologia.

Abraços!