Você já ouviu falar dele?
Saguinus bicolor (pop.: sauim-de-coleira) |
O sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) é um dos mamíferos mais ameaçados da Amazônia e é endêmico, ou seja, só ocorre naquela região, que é densamente povoada. Suas populações vêm declinando rapidamente desde a década de 70, devido principalmente ao crescimento populacional humano e expansão desordenada das áreas urbanas e rurais nos municípios onde ocorre: Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. A maior parte das populações do sauim-de-coleira pode desaparecer em poucas décadas se ações não forem tomadas para mudar esse cenário.
Os sauins-de-coleira formam grupos com tamanho variável de dois a 12 indivíduos com uma fêmea dominante. No entanto, animais solitários, tanto machos como fêmeas, são ocasionalmente avistados. Machos ou fêmeas podem dispersar para integrar outro grupo ou tentar formar um novo grupo, geralmente depois do segundo ou terceiro ano de idade.
Vídeo exibido pelo Globo Rural
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade estabeleceu um pacto junto à sociedade, na forma do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Sauim-de-Coleira. O plano sumariza as informações sobre a espécie e propões ações, em diversas áreas, para sua conservação.
Em 2005 foi instituído o Dia do Sauim-de-Coleira. Para celebrar a data, hoje em Manaus os grupos Pedala Manaus, Guaribike e PAN Sauim-de-Coleira realizarão um passeio ciclístico a partir das 8h, saindo do Bosque da Ciência, na Avenida André Araújo, seguindo pela Avenida das Torres, até no Parque do Mindu, no Parque Dez, onde estão previstas uma série de atividades como distribuição de brindes, exposições fotográficas e apresentações artísticas.
O Zoo do Hotel Tropical de Manaus é parceiro do Instituto Chico Mendes e participa ativamente das estratégias de conservação previstas no Plano de Ação.
Para saber mais sobre o plano de ação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário